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A Linguagem e o seu Desenvolvimento


A Linguagem é uma capacidade inata do ser Humano que é utilizada para pensar e comunicar. Esta é caracterizada por um sistema complexo de sons que se organizam de acordo com regras para formarem estruturas mais alargadas, por exemplo os sons organizam-se em sílabas para formar palavras, e posteriormente, frases. A mesma reflete-se a nível de expressão e compreensão, oral e escrita.

A Linguagem é composta por regras específicas em relação à forma, ao conteúdo e ao uso da própria língua. Estas encontram-se divididas em cinco domínios: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática:


· Fonologia – área da linguística que estuda o sistema de sons de uma língua e a as suas regras de organização para formar estruturas mais complexas, por exemplo sílabas.


· Morfologia – estuda a estrutura e a formação interna das palavras, bem como a sua flexão.


· Sintaxe – área da linguística que se debruça sobre a ordem, combinação e organização das palavras para formar frases.


· Semântica – estuda o significado das palavras, bem como a relação entre as próprias palavras e o seu significado, de modo a compreender a interpretação de frases.


· Pragmática – explora as regras do uso da língua para exprimir ideias ou opiniões de acordo com o contexto de comunicação e/ou os interlocutores.



Os falantes demoram algum tempo até dominarem completamente o sistema da sua língua. A literatura refere que as crianças devem ser capazes de dominar todos estes subsistemas, em média, até aos cinco anos, ou seja, até ingressarem no 1º ciclo. Deste modo, é relevante observar alguns marcos do desenvolvimento linguístico, normativo:


12 meses (1 ano)

Até aos 12 meses de idade, as crianças devem ser capazes de direcionar a cabeça em direção à fonte emissora de sons. Nesta fase acontece também o balbucio, isto é, a emissão de sons sem significado, na tentativa de copiar o que ouve. A criança expressa intenção comunicativa através de gestos com a cabeça, com o objetivo de transmitir as suas vontades, os seus pedidos, as suas intenções, entre outras.


24 meses (2 anos)

Entre os 12 e os 18 meses é esperado que a criança produza as suas primeiras palavras, existindo uma produção abundante de palavras simples durante este período. Até aos dois anos, as crianças aumentam o seu vocabulário e começam também a juntar duas palavras na tentativa de construção frásica. Para além disto, nesta faixa etária, as crianças são também capazes de compreender ordens simples, por exemplo “dá-me a bola”.


36 meses (3 anos)

Nesta fase as crianças são capazes de produzir o seu nome e de familiares, bem como pode produzir o nome de amigos mais próximos. Começam a produzir flexões verbais mais complexas, por exemplo “ele ontem comeu sopa” / “eu e os meus pais fomos ao jardim zoológico” e a utilizar plurais regulares como “mãos” / “meninos”. A sua expressão oral torna-se cada vez mais percetível para outras pessoas e o seu discurso aproxima-se ao discurso dos adultos. Nesta fase as crianças começam a compreender ordens mais complexas, com com duas ou mais orações, por exemplo “Dá-me a camisola vermelha que está na cadeira e os sapatos castanhos que ficam dentro da caixa”.


48 meses (4 anos)

As crianças começam a flexionar e produzir corretamente as formas irregulares da sua língua, por exemplo verbos ou plurais, uma vez que a estratégia de sobregeneralização decresce. Começam a dizer o seu primeiro e último nome e emerge a capacidade de contar histórias de maior extensão. Quanto às competências de compreensão, estas vão sendo aprimoradas (Leitão, 2021 & Cadório, 2013).


4 a 5 anos

Durante este último período até à entrada no 1º ciclo, as competências linguísticas, em todos os domínios da linguagem, vão-se complexificando cada vez mais e, gradualmente, estabilizam. No final deste período, as crianças devem ser capazes de dominar todos os sons da fala do Português-Europeu, compreender ordens de todo o tipo e adequar a linguagem ao contexto em que a utilizam.


Deste modo, é de extrema importância que os pais e/ou familiares se tornem observadores ativos quanto ao desenvolvimento da linguagem da criança. Caso se verique que a mesma não está a atingir os marcos esperados para cada faixa etária e as preocupações aumentem, é aconselhado procurar um Terapeuta da Fala.


Para complementar a leitura desta publicação, pode consultar o folheto informativo acerca do Desenvolvimento da Linguagem deixado na clínica Dasein e publicado nas redes sociais, que engloba alguns sinais de alerta para as idades mencionadas, bem como fornece estratégias que podem ser utilizadas em casa.



Elaborado pela estudante Denisa Bacal e supervisionado pela Terapeuta da Fala Daniela Guimarães.






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